Páginas

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Creches do município de Magé iniciam a Semana Nacional de Educação Infantil

Do dia 25 a 29 de agosto acontece a Semana Nacional da Educação Infantil. E para comemorar e incentivar um período de reflexão coletiva sobre a necessidade de garantir às crianças seus direitos, a prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou na manhã desta segunda-feira, uma série de eventos dedicados aos alunos de todas as creches distribuídas pelo município. Cada unidade terá oficinas pedagógicas de acordo com a sua escolha.

Cada unidade de ensino infantil de Magé criou uma programação especial. Entre as ações previstas, estão momentos literários para e com as crianças em diferentes espaços. A Creche Municipal Urias, do Parque Maitá (Piabetá), desenvolveu durante o dia, oficinas pedagógicas, contação de histórias com dinamizadores da leitura e brincadeiras, além de uma apresentação teatral dos alunos voltado para o folclore.

A secretária de Educação Angela Lomeu esteve na creche e assistiu a apresentação das crianças que deu início ao projeto. “Essa fase da vida é fundamental para que o desenvolvimento da criança se dê de forma plena integral. O que faltar nessa fase da ludicidade, do cuidado e uma série de conceitos desenvolvidos na infância, possivelmente pode fazer com que elas cresçam com problemas de atenção na aprendizagem de qualidade. Nessa época é que elas se formam, os neurônios todos estão se fortalecendo, elas vão absorvendo conceitos e aprendendo toda uma estratégia de vida que vai facilitar no desenvolvimento do processo pedagógico”, declarou a secretária.

Na escola a primeira etapa da educação básica é destinada a alunos de zero a cinco anos, com finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças dessa faixa etária em seus aspectos físico, intelectual, artístico, psicológico e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Para a diretora da Creche Municipal Urias, essas ações são importantes para o desenvolvimento dos alunos. “É inovador, porque resgata a infância das crianças com as brincadeiras e atividades pedagógicas. Isso precisa e vem sendo recuperado nas creches. Além  disso, elas adquirem conhecimento e nós passamos a valorizar a criança nesta etapa da vida”, declarou Fabrícia Rocha Correia.

Durante toda a semana, diversos trabalhos serão desenvolvidos com as crianças das creches municipais, entre eles, as crianças aprenderão sobre o folclore,  participarão de oficinas com brincadeiras, contação de histórias, e ainda aprenderão a fazer biscoitos e docinhos. Na sexta-feira (29), último dia do projeto, está previsto para acontecer a “Mostra das Produções”, em que as crianças farão apresentações do que foi aprendido para os pais e a comunidade.

A Semana Nacional de Educação Infantil é sempre comemorada no dia 25 de agosto, que é considerado o Dia Nacional da Educação Infantil. A escolha da data é uma homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010 em um terremoto no Haiti.

Nenhum comentário: