Páginas

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Centro Cultural FESO Pró Arte amplia a oferta de cursos

 

Além de uma agenda com intensa programação cultural para 2014, que vem atraindo grande público e incentivando a prática e a apreciação das artes e do conhecimento, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), através do Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP), oferece a partir de agosto novas oportunidades para a população de Teresópolis: a instituição está oferecendo vagas nos cursos já tradicionais e em diversos novos.

Em reunião entre os dirigentes do Centro Cultural e os professores recém-contratados e antigos realizada no dia 25 de julho, foram discutidas mudanças, diretrizes e propostas dos cursos, como parte da reestruturação que o CCFP vem empreendendo. Para esclarecer os objetivos do Centro Cultural, o professor Jorge Bragança, Presidente do Conselho do CCFP, expôs os fundamentos que levaram a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), mantenedora do UNIFESO, a assumir o compromisso de desenvolver atividades culturais e salientou que “esta é mais uma etapa em que damos continuidade ao incansável trabalho de fomentar a cultura em nossa cidade, buscando sempre desenvolver atividades para a população buscando a máxima qualidade e excelência”.

Durante a reunião, o professor Alexandre José Cadilhe, Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do UNIFESO ressaltou que o Centro Cultural trabalha de forma integrada com as demais unidades e atividades do Centro Universitário. “Quando o aluno se matricula num curso livre do Centro Cultural, ele passa a fazer parte do UNIFESO. Desde o momento em que a FESO encampou a Fundação Theodor Heuberger de Artes Letras e Ciências, a Pro Arte, e firmou o compromisso de incentivar a cultura, nunca deixamos de cumprir esta responsabilidade, que somente  se torna viável através da integração com o Centro Universitário, incluindo a graduação, e é por esta razão que este prédio abriga também tanto atividades culturais quanto acadêmicas”, esclareceu o diretor.

Sobre os cursos

O NELAC – Núcleo de Estudos Livres em Arte e Cultura do CCFP visa ofertar cursos diversos atendendo a um público de todas as idades. Para isso, mantêm os cursos de Tecelagem, Macramê, Tecelagem de Quadradinho, Atelier de Xilogravura, Canto Coral, Filosofia e Redação Criativa; e, a partir de agosto de 2014, passa a oferecer também os cursos de Idiomas (Inglês e Alemão), Desenho Técnico e Maquetes, Dança de Salão, Técnica Vocal, Violão, Percussão, Piano, Teoria Musical e Cinema. Os cursos são ofertados a preços populares, mas também serão oferecidas vagas para bolsistas que terão gratuidade segundo o limite de vagas. 

Entre os professores de música estão profissionais conhecidos na cidade, como Márcio Pombo, Dennis Lopes e Jorge Péculas. “Um lugar como este é uma referência para a música e para as artes em geral porque contribui para a formação de novas plateias, o que é fundamental. O Centro Cultural é mágico, pela sua história e por tudo o que tem aqui. A cidade precisa cada vez mais destas iniciativas”, salientou o músico Márcio Pombo. Para o professor Dennis Lopes, “a música é um objeto de conhecimento cultural do ser humano e os Centros Culturais são locais essenciais para construção deste conhecimento, já que nossa cidade é carente desse tipo de iniciativa”, defendeu o músico, que é pós-graduado em Arte e Educação. Já para o professor Jorge Péculas a ideia é empolgante, e ele adianta que uma das propostas do Curso Livre de Violão é montar uma orquestra “o que seria inovador e muito bom para a cidade”, diz Jorge.

A jovem professora Mariana Ferreira está com a responsabilidade de ensinar novos passos ao público com o curso de Dança de Salão, o que para ela “será um ótima oportunidade como professora pelo fato de ser uma Instituição de renome, respeito, muito conhecida e tradicional na área de cultura”, avaliou.

A professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO, avalia a reestruturação do Centro Cultural como algo extremamente positivo. “Para ampliar a diversificar a oferta de cursos fizemos uma avaliação das demandas da sociedade e também da viabilidade econômica. Com isso, foi possível ampliar uma oferta já significativa de atividades culturais e também o público beneficiado. Por meio desta iniciativa a FESO e o UNIFESO dão continuidade ao compromisso que assumiram desde a encampação da Fundação Pro Arte Theodor Heuberger de Artes Letras e Ciências – Pro Arte, de forma articulada entre o Centro Universitário e as aspirações que identificamos em nossa sociedade”, diz a Reitora.

As inscrições começam no dia 4 de agosto, com início das aulas a partir de 1° de setembro. O Centro Cultural FESO Pro Arte fica na Rua Gonçalo de Castro - 85, no bairro do Alto. Os interessados podem obter mais informações pelos telefones (21) 2644-5770 / 5762 ou pelo e-mail <centrocultural@unifeso.edu.br>.

Nenhum comentário: