Páginas

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Seleção Brasileira pode se transformar em uma espécie de "Miss Brasil" perdendo todo seu glamour e importância

- Dunga é o novo "velho" técnico da Seleção Brasileira de Futebol

Após quatro anos, Dunga está de volta à seleção brasileira. Na próxima terça-feira, a CBF oficializará o retorno do treinador que levou o Brasil até as quartas de final da Copa do Mundo de 2010. O comunicado será dado às 11h (de Brasília), em coletiva de imprensa, na nova sede da entidade, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Amado por alguns e contestado por outros, Dunga tem um aproveitamento positivo como técnico da Seleção: foram 60 partidas, 42 vitórias, 12 empates e apenas seis derrotas entre 2006 e 2010. Confira sete momentos marcantes da carreira dele como técnico do Brasil: 
No dia 24 de julho de 2006, a CBF anunciou a contratação de Dunga como técnico. Substituindo Carlos Alberto Parreira, o gaúcho estreou com um empate contra a Noruega em 1 a 1, em Oslo, no dia 16 de agosto daquele ano. Foi o começo de um período vitorioso da Seleção que ainda teria pela frente a Copa América e as eliminatórias.
O fim da primeira passagem de Dunga no comando da Seleção veio com a eliminação para a Holanda, nas quartas de final da Copa do Mundo 2010. A seleção começou bem, marcou com Robinho logo no início, criou lances bonitos e foi pouco ameaçada. Mas, a partida após o intervalo foi outra. O Brasil falhou na defesa, seu setor mais elogiado, ficou acuado, quase não chegou ao ataque e demonstrou instabilidade emocional. A Laranja Mecânica interrompeu o sonho do hexa com o fatídico gol contra de Felipe Melo e Sneijder: 2 a 1.

No dia 4 de julho de 2010, apenas dois dias depois da eliminação, Dunga foi destituído do cargo.

Nossa opinião:

* Dunga nunca foi treinador de nenhum clube antes de treinar a Seleção. Foi regularmente bem, mas não fez uma boa Copa do Mundo. Teimoso, deixou bons jogadores de fora, como Neymar e ainda goza da antipatia do público brasileiro, que depois do fiasco da Copa, tende a se afastar do time ainda mais, coisa que já acontece progressivamente nos últimos anos. Os primeiros dias de preparação para a Copa, mostravam que poderia haver um resgate desta relação, antes das apagadas e ruins atuações do time brasileiro. Agora, com Dunga, tende a piorar e talvez ir para um poço sem fundo. Não é o que queremos, mas infelizmente é a verdade que se a apresenta, com total colaboração negativa da CBF...

Nenhum comentário: