Páginas

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Magè: prefeitura valoriza projetos que beneficiam a agricultura familiar

Nesta quarta-feira (2), a Secretaria Municipal de Agricultura Sustentável de Magé se reuniu com representantes da Embrapa, Pesagro e Emater para discutir importantes projetos que beneficiarão os agricultores familiares do município. Entre os temas pautados na reunião estavam: a implantação do horto mercado, o incentivo ao trabalho de pesquisa da Embrapa na cidade e a implantação do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) nas escolas municipais.

O projeto horto mercado é um sonho antigo dos produtores rurais da região, que beneficiará toda população de Magé. Nele, os próprios agricultores familiares irão vender seus produtos, em um local ainda a ser definido, fazendo com que os legumes e vegetais cheguem ao consumidor com qualidade e a preços reduzidos.

O incentivo ao trabalho de pesquisa da Embrapa na cidade é fundamental para aprimorar as técnicas utilizadas pelos agricultores mageenses e conhecer melhor a zona agrícola da região, auxiliando diretamente no seu crescimento e fortalecimento.

Já a implantação do Pnae irá estimular o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades agrícolas familiares do município, com a destinação de 30% da verba orçamentária enviada pelo governo federal para a merenda escolar com utilização de produtos da agricultura familiar.

Segundo o secretário Aloisio Pinto Sturm, o balanço da reunião foi positivo: “Conseguimos avançar em todos os temas abordados. O prefeito Nestor Vidal está apoiando os projetos, principalmente o da implantação do horto mercado. Também já marcamos uma reunião com a secretária municipal de Educação e Cultura Angela Lomeu, que desde já se mostrou solícita à implantação do Pnae na cidade”.

Nenhum comentário: