Páginas

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Magé - Prefeitura coleta embalagens de agrotóxicos para evitar contaminação do Meio Ambiente

Um projeto em parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura Sustentável, a Emater e a Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro recolhe as embalagens dos agrotóxicos utilizados pelos agricultores mageenses evitando que elas contaminem o meio ambiente. Nesta quarta-feira (9), a coleta foi realizada pela terceira vez no município. Mais de cinco mil embalagens foram recolhidas.
 
“Apesar de o projeto ter pouco tempo de vida já tem nos dado bons resultados. Na primeira coleta, nós conseguimos mil e quinhentas embalagens, na segunda, duas mil e oitocentas e na terceira, arrecadamos mais de cinco mil. Um número bastante expressivo de material altamente contaminável que seria dispensando de forma incorreta no meio ambiente”, explica Luis Gustavo Leitão Ramos, engenheiro agrônomo da prefeitura.
 
As embalagens recolhidas são levadas para o posto da ARASEF (Associação dos Revendedores de Agrotóxicos da Região Serrana Fluminense), em Nova Friburgo. Lá, é feita uma seleção do material coletado e parte dele é destinada a reciclagem, a outra é incinerada por empresas de incineração autorizadas pelo IBAMA.
 
“Agradeço muito a Emater e a Secretaria de Agricultura de Magé pelo empenho nesse projeto. É uma questão de saúde pública. Por falta de informação, muitos acabam descartando as embalagens junto com o lixo comum, ou incinerando por conta própria e na pior das hipóteses, eles acabam reutilizando as embalagens para armazenar alimentos, correndo um grande risco de contaminação”, alerta Luiz Kawae, engenheiro agrônomo da Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro.
 
Os locais para os agricultores entregarem as embalagens de agrotóxicos são nas Associações Rurais de Santa Rosa, Pau Grande, Cachoeira Grande e Vala Preta. Também é feita a coleta no Sítio do Oscar, em Conceição e no Sítio do João, em Rio do Ouro.

Nenhum comentário: