Páginas

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Estado leva serviços médicos e odontológicos gratuitos a idosos

Mais 33 municípios fluminenses vão receber o projeto Qualimóvel, da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, que leva atendimentos clínicos, oftalmológicos e odontológicos gratuitos para pessoas com mais de 60 anos. O serviço itinerante funciona em duas unidades móveis e tem como objetivo cuidar da saúde dos idosos por meio da prevenção.

Desde novembro do ano passado, 34 cidades já receberam o programa. Entre os municípios atendidos estão Queimados, com 761 atendimentos, Petrópolis, com 964, Barra do Piraí, com 987, Seropédica, com 1.008, e Paraíba do Sul, com 1.025. Nesta quarta-feira (10/7), o projeto esteve no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

De acordo com o secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Von Seehausen, cerca de mil atendimentos devem ser realizados em cada cidade.

– A ideia é trabalhar com a prevenção e a conscientização de cuidados específicos que os idosos devem ter com a saúde. Por isso, decidimos levar o serviço até a população e não esperar que eles procurem – explicou o secretário.

A aposentada Maria Aparecida da Costa, de 70 anos, foi uma das pacientes atendidas em Nova Iguaçu. Ela descobriu que está com princípio de catarata.

– O serviço é muito bom e rápido e nem precisei deixar o bairro onde moro. Saí daqui sabendo o que tenho e vou receber óculos – disse a aposentada.

As unidades móveis funcionam das 8h às 17h e levam aos municípios, aproximadamente, 16 profissionais, entre médico geriatra e oftalmologista, técnico de enfermagem, odontólogo e técnico em higiene bucal. Entre os serviços oferecidos estão aplicação de flúor, distribuição de kit individual de escovação, limpeza e remoção de tártaro, restauração dentária, consulta oftalmológica, fornecimento de óculos, aferição de pressão, medição de glicemia e consultas médicas. Caso haja algum caso mais grave, o paciente é encaminhado para uma unidade de saúde.

Os próximos municípios que vão receber o programa Qualimóvel são Itaboraí, Tanguá, Guapimirim, Rio das Ostras, São Francisco do Itabapoana, São José de Ubá, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis e Bom Jesus do Itabapoana.

Nenhum comentário: