Páginas

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Escola Municipal Acliméa Nascimento realiza seminário para comunidade escolar

Com o objetivo de compartilhar com toda comunidade escolar os conhecimentos construídos durante seus projetos pedagógicos semestrais, a Escola Municipal Professora Acliméa de Oliveira Nascimento (bairro São Pedro) apresentou, antes das férias de julho, seu primeiro Seminário 2014. A escola trabalha com a metodologia de “Projetos de Trabalho”, onde os próprios alunos escolhem o que querem aprender e o resultado foi conferido por toda a comunidade escolar durante as apresentações.

“Não existe uma preparação específica para esse dia. A única diferença entre os outros dias escolares é que tudo que está dentro da sala de aula vem para o lado de fora. E as próprias crianças vão contar o que aconteceu durante esse semestre para toda a comunidade escolar: pais, colegas, responsáveis, funcionários e professores. É assim que elas demonstram o que apreenderam dos temas escolhidos por elas mesmas”, explica a diretora Carla Cunto.

Primeira unidade escolar em período integral da rede municipal de Educação, a Escola Municipal Acliméa de Oliveira Nascimento, não trabalha com uma listagem de currículos pré-determinados para os alunos. Ao contrário, são os alunos que escolhem o que querem aprender. A partir da escolha deste tema é que o professor e a equipe pedagógica mergulham no assunto e fazem toda a estrutura de aprendizagem girar em torno do tema adotado. Este semestre, o mundo mágico de Walt Disney serviu como fio condutor dos diversos temas.

Ronald, pai da aluna Jeniffer Marilyn do 2° ano, ficou extremamente feliz com o resultado apresentado durante o seminário. “Achei fundamental o trabalho da diretora junto com a professora e toda a equipe da escola. Eu só quero agradecer o carinho e a dedicação que essa escola oferece à minha filha que tem desenvolvido aqui 99% de suas capacidades. Agora esperamos mais e mais, como todo pai ansioso” brincou Ronald.

Durante o Seminário, todos os alunos de cada turma têm a chance de apresentar seus conhecimentos a respeito dos temas desenvolvidos em sala de aula. As visitações dos pais e responsáveis são agendadas em diversos horários ao longo de todo o dia, enquanto as portas da escola ficam abertas aos membros da comunidade escolar em geral.

 “Não é produzido nenhum material específico para o Seminário. São apresentados apenas os materiais construídos durante as aulas do semestre. O Seminário é uma estrutura sistematizada para que nossos alunos possam compartilhar com seus pais, responsáveis e parceiros escolares toda a construção de conhecimento que eles realizaram ao longo do semestre”, esclarece Gisele Lima Gomes, orientadora pedagógica da escola.
Além das disciplinas regulares, são oferecidas aos alunos oficinas de dinamização de leitura, matemática, inglês, apoio pedagógico, reforço escolar, oficina da palavra, informática, musicalização infantil, jogos e brincadeiras, ginástica artística, capoeira, desporto, psicomotricidade, artes, teatro e dança, objetivando uma formação holística através das diversas áreas do conhecimento.

Nenhum comentário: