Páginas

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Artesãos participam de curso de formação em economia solidária

Na manhã desta terça-feira, 29, aconteceu a segunda aula do curso de formação em economia solidária, iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária. Entre os objetivos do curso estão a valorização dos artesãos do município e a promoção de políticas públicas para esses profissionais, seguindo o princípio da economia solidária.

Para o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Bonifácio, esta é mais uma forma de fazer com que os artesãos se integrem na sociedade e tenham mais conhecimento sobre economia solidária. “Esta é um tipo de economia que está sendo muito difundida em nosso país, que não visa somente o lucro, mas sim a integração das pessoas, através de estudos e técnicas, para que haja uma parceria maior”, explicou.  

Com o tema ‘O que é economia solidária?’, ministrado pela subsecretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Susan Hodge, os artesãos puderam aprender mais sobre o conceito de encomia solidária, como destacou Magda Becker, representante da Secretaria dos Direitos da Mulher, que também participa do curso. “Isso é muito importante para todos os artesãos que participam do curso. É essencial para que eles conheçam mais a fundo os trabalhos, e saibam que têm mais chances de ingressar nesse mundo do artesanato”, destacou Magda Becker.

O público-alvo é formado pelos artesãos cadastrados pela Secretaria de Trabalho, na feira Espaço Mulher, da Secretaria dos Direitos da Mulher, dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), que são vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Social, e também inclui os empreendedores solidários reconhecidos em Teresópolis.

Para Daniella Rezende, que trabalha com MDF e outros materiais para fazer arte com reciclagem, ser cadastrada na Secretaria de Trabalho e participar no curso é uma oportunidade para o artesão ter o seu espaço. “Se nos tivermos um espaço aqui em Teresópolis vai valorizar os nossos trabalhos e a cidade também”, concluiu.

Cerca de 50 artesãos participam do curso, que é realizado em uma sala de atividades do Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, Várzea). As aulas prosseguem nos dias 05, 12, 19 e 26 de agosto, sempre nas terças-feiras, das 10h30 às 12h. Os alunos que tiverem 80% de presença receberão certificado de participação ao final do curso.

Programação:

05 de agosto – Empreendimentos Solidários
Tema: Rede Ecológica / Consumo Consciente e Meio Ambiente
Palestrante: Ana Litardo – Associação AgroEcológica de Teresópolis
12 de agosto – Fórum Brasileiro de Economia Solidária e RESP RJ
Tema: Movimentos de Economia Solidária pelo Brasil e Rio de Janeiro
Palestrante: Manuela Amaral – Guayí
19 de agosto – Feiras de Economia Solidária
Tema: Como participar e como organizar
Palestrante: Susan Hodge – Subsecretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária
26 de agosto – Fórum e Conselho Municipal de Economia Solidária
Tema: Articulação e Movimento
Palestrante: Susan Hodge – Subsecretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária
Encerramento com entrega de certificado

Nenhum comentário: