Páginas

quinta-feira, 5 de junho de 2014

UNIFESO encerra capacitação de mulheres para o mercado de trabalho


No dia 3 de junho aconteceu no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) a cerimônia de encerramento do Projeto Florescer – Capacitação de Mulheres em Meios de Hospedagem, uma parceria entre a Prefeitura de Teresópolis e a Instituição que formou cerca de cinquenta profissionais. Emoção, discursos de agradecimento, homenagens e muito entusiasmo marcaram o evento.

Compuseram a mesa os professores Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO; José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico; Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome, Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e coordenadora do projeto no UNIFESO; e Andreia Bezerra da Silva, auxiliar administrativa da DPPE; além da primeira dama Alessandra de Fátima Bittencourt Rosa, Secretária Municipal dos Direitos da Mulher; Ronaldo Fialho, Secretário Municipal de Turismo; a paraninfa da turma, professora Valeria Pereira Barreto, e o patrono da turma, empresário Nílson Neves, presidente do Teresópolis Convention & Visitors Bureau.

O evento também foi prestigiado pelo Coronel Luis Fernando da Silva, do Conselho Diretor da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), pela administradora Michele Mendes Hiath, diretora de Planejamento do UNIFESO, pela professora Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, da Assessoria de Desenvolvimento de Projetos Institucionais (ADPI); e pelo Sr. Arnaldo da Silva Almeida, Secretário Municipal de Cultura, entre outras personalidades.

A professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO, reforçou a importância da parceria entre o poder público municipal e a Instituição, e declarou que “a FESO só tem sentido por isso, para formar as pessoas, seja em qual nível for”.

A formanda Dejane Neves da Silva, oradora da turma, referiu em seu discurso a gratidão por “termos conhecido pessoas tão especiais que acreditaram que nós somos, queremos e conseguiremos sempre”. A paraninfa Valéria Barreto reafirmou “o valor das mulheres em nossa sociedade, que diante todos os desafios e dificuldades se esforçam para trabalhar nas áreas que escolheram”. Em nome dos empresários da cidade, Joana Souza, proprietária do Athos Hotel, parabenizou as formandas "pela capacitação e a feliz parceria entre a prefeitura e o UNIFESO, agradecendo a oportunidade de colaborar com o projeto”.

A primeira-dama Alessandra Rosa confessou que foi um momento muito feliz e que encheu a todos de orgulho. “Ao longo deste período essas mulheres superaram diversas barreiras e hoje estão aqui recebendo esse merecido diploma. Esta conquista contou com a qualidade e a excelência da parceria com a FESO, que foi responsável pelos cursos. Não tenho dúvida que elas serão aproveitadas pelo mercado de trabalho”, garantiu. Esta é a expectativa da formanda Débora Figueiredo, que concluiu o curso de garçonete e, segundo ela, empreendimentos da cidade já solicitaram seu currículo. “O inglês, a informática e interação com as pessoas, enfim, tudo foi muito bom. Espero estar empregada logo”, torceu.  .

A professora Ana Maria de Gomes de Almeida enalteceu todos os envolvidos lembrando que “foram muitas pessoas e instituições que se uniram semeando e colhendo os frutos desta capacitação”.

Sobre o projeto no UNIFESO
As alunas da capacitação iniciaram a sua jornada em novembro de 2013 divididas nos cursos de garçonete em meios de hospedagem; camareira em meios de hospedagem; organizadora de eventos e produção de eventos sociais e recepcionista em meios de hospedagem. Com carga de 200 horas, as aulas englobaram noções de cidadania e empreendedorismo, apresentação pessoal, noções de inglês e de informática, além dos conteúdos específicos para postos de trabalho, levando as participantes a aprender e vivenciar a profissão em cenários de prática como restaurantes e hotéis. As alunas mamães contaram ainda com a oficina pedagógica organizada pelo curso Pedagogia do UNIFESO, que tem como objetivo geral contribuir para o processo de socialização das crianças e jovens, utilizando o lúdico como instrumento de educação.

 A FESO venceu o processo de licitação após submeter um projeto elaborado pela Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) do UNIFESO para ministrar os cursos dessa iniciativa que visa a sustentabilidade, autoestima e melhoria de vida da mulher e de sua família. “O nosso grande objetivo é dar poder a essas mulheres, e para isso entendemos que elas devem estar conscientes da sua força, sua expressão política, saber a quem elas devem recorrer e como se fazer respeitar perante a sociedade. Além disso, damos a elas oportunidade de cuidar da aparência, trabalhando também a questão da autoestima”, destacou a professora Ana Maria Gomes de Almeida.

Nenhum comentário: