Páginas

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Professor do Unifeso tem artigo em revista de TI


“A Gestão Ágil é adequada para Startups? E para sua empresa?”. Estas são as questões tratadas no artigo do professor Luiz Fernando Cardoso Tomaz, do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) para a edição de março e abril da revista Mundo J Ágil, da Mag Editora, dirigida aos profissionais de tecnologia da informação que utilizam ou querem utilizar metodologias ágeis em seus projetos de software e em seu trabalho diário.

A revista entrou em contato com a GPE (Gestão de Processos Estratégicos e TI), uma empresa brasileira referência em inovação tecnológica da qual o professor Luiz é sócio, e propôs que elaborasse um texto abordando a temática. O desafio foi aceito e ele, juntamente com seus sócios José Rodrigues, Ester de Campos e Paula Camargo Nascimento escreveram o artigo onde se contextualiza o uso da Gestão Ágil, analisando os ambientes nos quais os projetos ágeis de software estão inseridos, para que seja possível compreender o seu uso. O conteúdo apresenta ainda o uso da agilidade no ambiente de Startups e usa o contexto para facilitar a avaliação da adequabilidade do uso da Gestão Ágil para os projetos do leitor.

“Escrevemos o artigo comparando a gestão tradicional com a gestão ágil. Essa ideia de gestão ágil não é ser rápido para fazer, mas conseguir mudar rápido de acordo com o que for necessário naquele momento, porque tudo está muito dinâmico”, explicou o professor Luiz Fernando, que leciona as disciplinas “Princípios de Engenharia de Software” e “Gerenciamento de Software” do UNIFESO, trabalha há mais de seis anos na área de desenvolvimento de software e há três atua em projetos ágeis. Ele ainda recomenda aos profissionais da área e àqueles que estão se inserindo no mercado que “tenham a mente aberta porque o que se prega hoje em dia é que temos que nos adaptar a cada ambiente e buscar o máximo de conhecimento a nossa volta, pois tudo será muito produtivo e útil para crescer”.

O que é uma Startup?
De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o Startup é “uma empresa de base tecnológica, com um modelo de negócios repetível e escalável, que possui elementos de inovação e trabalha em condições de extrema incerteza”.

Nenhum comentário: