Páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Estradas rurais recebem obras de drenagem pluvial

 
A presidente da Emater-Rio e coordenadora do Programa Estradas da Produção, Stella Romanos, vistoriou na última sexta-feira (27/06), em Nova Friburgo, as obras de drenagem pluvial em estradas vicinais do município. Com recurso do Banco Mundial, da ordem de R$ 4 milhões, o trabalho é coordenado pelo programas Estradas da Produção e Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura.
 
As obras estão beneficiando, simultaneamente, as estradas Floresta Mendes – Salinas e de Pilões, em Nova Friburgo; Água Quente – Batume e Serra do Vale Alpino, em Teresópolis; e, por fim, a estrada SU-02, com início na localidade de Lagoa, em Sumidouro. As vias foram selecionadas a partir de critérios que priorizam o atendimento ao maior número de agricultores familiares e volume de escoamento da produção. Ao todo, quase 13 mil quilômetros de estradas estão recebendo canaletas de drenagem e caixas coletores de águas pluviais. Desse total, 8,2 quilômetros são de vicinais em Nova Friburgo.
 
Recentemente estas mesmas vias já haviam sido contempladas com limpeza e acabamento da pista, gradagem e escarificação do solo, manutenção de saídas de águas pluviais e de nascentes, compactação com rolo, entre outros serviços, realizadas pelo Programa Estradas da Produção. Todas essas ações de infraestrutura rural complementam os trabalhos de recuperação da capacidade produtiva após a catástrofe climática de 2011 na Serra fluminense, região considerada a primeira em produção de hortaliças folhosas, a terceira em termos de concentração da agricultura familiar, e a que possui a maior diversificação das atividades agroindustriais no estado.
 
"Desde 2013, só em Nova Friburgo, recuperamos 183 quilômetros de estradas vicinais em diversos pontos do município. Além disso, investimos também na aquisição de maquinário e na construção de várias pequenas pontes rurais", destacou Stella.
 
Revestimento primário
 
Em 2013, diversas vias de escoamento agrícola dos municípios de Bom Jardim, Nova Friburgo, Sumidouro e Teresópolis receberam aplicação de material de revestimento primário (brita tipo bica corrida) para melhorar a condição operacional de acesso dos moradores e de escoamento da produção agrícola. Executadas pelos escritórios de engenharia rural da Emater-Rio, essas obras representaram um investimento de R$ 1,9 milhão, também oriundo do Banco Mundial. Foram, ao todo, cerca de 30 mil metros cúbicos de material aplicado em 83 trechos de vias rurais considerados críticos em 22 microbacias hidrográficas. A iniciativa contou, ainda, com a parceria das prefeituras dos municípios contemplados.
 
Na parte da tarde, em Nova Friburgo, a presidente da Emater-Rio se reuniu com coordenadores das patrulhas mecanizadas de todo o estado, para avaliação das ações do Estradas da Produção.

Nenhum comentário: