Páginas

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Bispo Dom Gregório celebra missa no Pedrão

O bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, presidiu a missa de Corpus Christi no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, nesta quinta-feira, 19. Padres das paróquias de Teresópolis também participaram da celebração católica, que contou ainda com a procissão do Santíssimo Sacramento por ruas do Centro da cidade até a Matriz de Santa Teresa. A missa teve a presença maciça de crianças da catequese das paróquias locais, que coloriram o
​ ginásio​
 com balões de gás.

Durante a homilia, Dom Gregório falou sobre a Eucaristia. “Jesus se faz presente em nosso meio através da Comunhão. Ele encontrou neste sacramento a forma de nos unir. Todos nós comemos do mesmo pão, somos irmãos e partilhamos a hóstia sagrada”.

O bispo ressaltou ainda a importância da fé na vida das pessoas. “Os sofrimentos fazem parte da nossa caminhada, as superamos quando vemos que o sangue que Cristo derramou foi por nós, para que todos nós conseguíssemos alcançar o projeto de Deus de vida e salvação”, pontuou.

Depois da missa, os fiéis participaram de uma demonstração pública de fé, a procissão do Santíssimo Sacramento, que percorreu as principais vias do Centro em direção à Matriz de Santa Teresa.

​A origem da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A igreja católica sentiu necessidade de realçar a presença real do 'Cristo todo' no pão consagrado. A festa de Corpus Christi foi instituída em 1262, pelo Papa Urbano IV.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos é foi instituída na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim".


Nenhum comentário: