Páginas

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Obras da Prefeitura em ritmo acelerado: Centro Administrativo, Creche e obras na Delfim Moreira

Obras na praça do Soberbo

 – Visando preparar a cidade para a Copa do Mundo e também para a população usufruir, com conforto e segurança, importantes obras estão sendo executadas pelo governo do prefeito Arlei em Teresópolis. Estão sendo finalizadas as reformas do Centro Administrativo Celso Dalmaso, localizado ao lado da Câmara Municipal, na Várzea, e do prédio onde funcionará a creche municipal de Vargem Grande, no 3º Distrito. Além disso, está praticamente pronto o recapeamento da Av. Delfim Moreira, no Centro, com previsão de término para a próxima semana. Também encontram-se em andamento as obras das praças Olímpica, no Centro, e Senta Pua, no Soberbo, e do Centro de Hemodiálise de Teresópolis, na Tijuca.

Nesta quinta-feira, 15, o secretário de Fiscalização de Obras Públicas, Carlos Antônio Lopes, vistoriou as obras da Av. Delfim Moreira, do Centro Administrativo, da Praça Olímpica e do Centro de Hemodiálise de Teresópolis.  Conforme informações do secretário, o recapeamento da Delfim Moreira estará pronto na próxima semana.

“O recapeamento da Av. Delfim Moreira está praticamente pronto, faltando apenas a pintura de sinalização horizontal da via”, frisou o Secretário, pontuando ainda que a reforma do Centro Administrativo deve estar finalizada dentro de aproximadamente 40 dias. A inspeção ao prédio foi acompanhada também pelo engenheiro fiscal da Prefeitura, Edison Wilson.

De acordo com Edison Wilson, a recuperação do edifício está com 70% dos serviços finalizados. “A obra encontra-se na fase final de acabamento. No momento, está sendo feita a colocação de pastilhas na parte externa do edifício e instalação do elevador, entre outros trabalhos. No terceiro andar, por exemplo, faltam apenas a colocação das luminárias, vidros das janelas e a pintura das paredes”, explicou.

O engenheiro também é responsável pelo acompanhamento da reforma e adaptação do prédio onde será instalada a creche municipal de Vargem Grande. No local, funcionava a Escola Estadual Municipalizada de Vargem Grande que foi desativada. A obra também está na etapa final de acabamento e a previsão é de que esteja pronta daqui a duas semanas. “Este é um trabalho que dá orgulho de ver o resultado. A creche está ficando muito bonita. Os moradores da localidade terão um lugar com toda a infraestrutura para deixar seus filhos”, comentou Edison.

Na Praça Olímpica, estão sendo feitos os trabalhos de retirada de entulho da demolição da quadra de esportes; construção de meio-fio no entorno da praça; e preparativos para a construção de calçada com 1,5m de largura. De acordo com o encarregado Robson Dimas, até a próxima sexta, estará terminado o serviço de retirada de entulho e será iniciada drenagem do terreno, com troca das manilhas existentes por novas e maiores, o que vai proporcionar melhor vasão das águas das chuvas.

A reformulação da praça prevê a repaginação total do espaço público, com novas quadras esportivas, academia ao ar livre, além da ampliação do prédio onde funcionam o Centro de Informações Turísticas e o Centro de Internet Comunitária e reforma dos banheiros públicos.

A Prefeitura segue também com a remodelação da Praça Senta a Pua, no Soberbo. A iniciativa faz parte da preparação da cidade para recepcionar a Seleção Brasileira de Futebol, turistas e jornalistas, por conta dos treinamentos para a Copa do Mundo, e também será usufruída pela população, que terá mais uma opção de lazer, com praça de alimentação, playground infantil, bicicletário e estacionamento. Já foram levantadas as paredes dos quatro quiosques e, no momento, está sendo feito o cintamento para a construção dos telhados e, em seguida, o embolso da estrutura. O planejamento é entregar os quiosques prontos até o próximo dia 26.

A revitalização do receptivo da cidade prevê ainda a reforma e modernização dos banheiros do Centro de Informações Turísticas, que estão com a parte hidráulica e de ladrilhos prontos, faltando apenas a instalação das divisórias entre os dois banheiros e a colocação dos vasos sanitários e pias, o que deve acontecer nos próximos dias.

Já o Centro de Hemodiálise encontra-se na fase de fundação do prédio, com a concretagem dos 25 primeiros blocos. No total, serão 45 blocos para dar estabilidade às colunas que serão erguidas. Conforme o encarregado Roberto Rodrigues, dentro de cerca de 45 dias, a primeira laje estará pronta.


Para que Teresópolis pudesse ter sua própria unidade de hemodiálise para o tratamento de pacientes dialíticos, o prefeito Arlei articulou com o Governo do Estado a liberação de R$ 1,8 milhão; o município entrou com uma contrapartida de R$ 300 mil. O convênio prevê que a nova unidade terá 32 cadeiras para hemodiálise, funcionando em três turnos, com atendimento exclusivo ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário: