Páginas

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Foto de montanha homenageia curso de Ciências Biológicas do UNIFESO


Em 2009, em uma de suas habituais escaladas, os amigos Marcello Medeiros Pires e Raul Marques Pisno conversaram sobre o sonho de estudar Ciências Biológicas, animados com a possibilidade de realizá-lo em Teresópolis no recém-aberto curso do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). No ano seguinte, Marcello ingressou no primeiro semestre na modalidade Bacharelado e Raul no segundo, na Licenciatura. Hoje, já formados, os amigos seguem realizando sonhos: o primeiro na Pós-Graduação em Gestão Ambiental e o segundo no Mestrado em Entomologia, na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais.

Mesmo com a agitada rotina acadêmica e profissional, as escaladas não ficaram para trás. “No decorrer do curso coincidentemente tivemos o mesmo orientador na monografia, o professor Leandro Costa. Ele, por sua vez, começou a escalar. Aí tivemos a ideia de uma escalada ‘comemorativa’ pela formação em Ciências Biológicas, levando conosco a pessoa que nos ajudou e incentivou a desenvolver nossos potenciais no mundo acadêmico”, ressaltou Marcello Medeiros, lembrando que a ideia da homenagem ao curso no Dedo de Nossa Senhora, na Serra dos Órgãos, surgiu com a lembrança da conversa em 2009. “Então, no dia 23 de fevereiro de 2014, estávamos os três no cume do Dedo de Nossa Senhora fechando esse ciclo de nossas vidas. Então fizemos uma foto em homenagem ao curso e à nossa história. envolvendo biologia e montanha”, revelou Raul.

O professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso, ficou emocionado com a forma singela de agradecimento à coordenação de Ciências Biológicas. “Os dois foram ótimos alunos e participaram intensamente das atividades propostas e das conquistas do nosso curso”, elogiou.

O caminho na biologia
Marcello Medeiros se formou em dezembro de 2013, na terceira turma do curso de Ciências Biológicas do UNIFESO. “Durante a graduação em Biologia pude ampliar bastante o conhecimento e a visão em relação às causas ambientais, tema de que já gostava muito, principalmente pelo fato de ser montanhista e incentivador do turismo ecológico em Teresópolis”. Ele já tem planos. “Futuramente, aliando a formação obtida no UNIFESO ao esporte que pratico, pretendo aprofundar estudos em vegetação de altitude”.

Formado em agosto do mesmo ano, Raul também conta que o curso foi fundamental em suas conquistas pelo aporte teórico e também prático. “Uma vez que revelei minha vontade de estudar os insetos tive todo apoio para iniciar um projeto entomológico dentro do Centro Universitário que, além de me dar confiança, aumentou meus conhecimentos na área”, lembrou, destacando que todo o seu projeto de mestrado está pautado nas atividades e habilidades adquiridas no curso de Ciências Biológicas do UNIFESO.

Nenhum comentário: