Páginas

terça-feira, 6 de maio de 2014

Dia das Mães é lembrado no Cultura de Raiz

A Casa de Cultura ficou lotada na manhã deste domingo, 4 de maio, quando foi realizado o 5º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2014. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento reuniu grande público e diversos artistas, com inúmeras lembranças pelo Dia das Mães, a ser comemorado no próximo domingo, dia 11. 
“Tivemos uma manhã festiva, alegre e que contou com diversos momentos de emoção. A música do homem do campo mais uma vez tomou conta da Casa de Cultura, que ficou lotada do início ao fim. O Dia das Mães foi muito destacado e nossos artistas capricharam. No mês que vem, tem mais”, comentou o novo Secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, que acaba de assumir a pasta da Cultura. 
Com o comando do engenheiro agrônomo Beto Selig, o evento seguiu seu formato de programa de auditório, com cenário de cozinha de roça e muita música do homem do campo. As atrações foram as mais variadas e divertiram o público, que lotou o espaço para assistir as muitas apresentações. 
Entre as atrações, destaque para o grupo Encantos e Batuques. Juntos no palco, Fernando Mello, Bulo Fialho, Arnaldo Almeida, Andréa Sant’Anna, Paula Fialho, Maria Eduarda, Beto Selig, Emma Dickson, Valentina Van Roye, Wagner Tadeu e Eduarda Caillava, apresentaram canções indígenas e fizeram enorme sucesso. 
Acompanhada por Fernando Mello, Bia Morgan encantou a todos cantando ‘Eu Sei que vou te amar’, seguida por Aline Arthou, que emocionou com ‘Romaria’. E teve ainda o pequeno João Gabriel, que se apresentou com o Trio Bico Seco e agradou a todos com ‘Fico assim sem você’. 
Ao longo da manhã, foram muitos os momentos de homenagem ao Dia das Mães, a exemplo de Vera Borcard, que cantou ‘Ela é a dona de tudo’, e Roberto Müller, que recitou verso de sua infância, em homenagem às mães. Moacir Rosa, Wanda Pinheiro e Trio Bico Seco foram outros que também lembraram a data. E da mesma forma fizeram Edson Rosa e o cantor Wenderson Rosa que, em mais uma participação especial, agradou em cheio com ‘Menino da Porteira’. 
Sob o comando de Jane Barbosa, o Coral Cantar é Viver, composto pelos integrantes da UNIVERTI/FESO, também encantou a plateia com ‘Canta, canta minha gente’, ‘Madalena’ e ‘Minha mãezinha querida’, também lembrando o tema. 
Destaque ainda para os sanfoneiros Zé Lopes e Timbira, Zé Rodrigues, Crésio da Vila e Jorge Viajante e Mario do Violão, também para Amado Rodrigues, que aproveitou a ocasião para falar sobre seu novo Cd e se apresentou com o auxílio de Nilton, Tião do Triângulo e Genaro da Zabumba. 
A manhã de festa teve ainda a cantora Fany Silva, que apresentou ao público um pouco da música portuguesa, e a poesia de Vidocq Casas, com o poema ‘Sonho e liberdade’. Encerrando a edição, a alegria de Cândido Neto, com ‘Galopeira’ e ‘Stereo Love’. 
A 5º edição deste ano do Cultura de Raiz teve ainda o lanche à moda caipira e o artesanato à disposição do público, exposto na sala de dança da casa. Estiveram presentes Maria Christina Barbosa (artesanato em tecido e sucata), Alexandrina Verner (sacos de panela), Bento Rufino (almofadas e tricot), Alcina (Cuca) Ribeiro (artesanato em madeira), Iara Hesse (trabalhos em pintura) e Luiza Coelho (bolsas e cestas em tecido). 
Promovido desde abril de 2009, com coordenação da professora Andréa Sant’Anna, o Encontro de Cultura de Raiz visa a valorização da música do homem do campo e o resgate dos artistas populares. Conta com edições mensais, realizadas sempre no primeiro domingo de cada mês, com entrada franca. Mais de 60 edições já foram realizadas ao longo destes cinco anos. 
Participantes:
Participaram da 5ª edição do Cultura de Raiz – temporada 2014 os seguintes artistas: Beto Selig, Maria Eduarda, Wagner Tadeu, Adão Curió da Viola, Roninho, Edson Firmino, Helcir do Acordeon, Arnaldo Almeida, Genaro da Zabumba, Seu Claro, Zé Lopes, Paulo Medeiros, Nilton, Grupo Encantos e Batuques (Fernando Mello, Bulo Fialho, Arnaldo Almeida, Andréa Sant’Anna, Paula Fialho, Maria Eduarda, Beto Selig, Emma Dickson, Valentina Van Roye, Wagner Tadeu e Eduarda Caillava), Ivanil Resende, Moacir Rosa, Amado Rodrigues, Tião do Triângulo, Crésio da Vila, Daniel Vieira, Deusecílio, Zé Luiz, Julicão, Vidocq Casas, Trio Bico Seco (Inácio, Helcir e Julio Cesar), João Gabriel, Bia Morgan, Aline Arthou, Coral Cantar é Viver, Jane Barbosa, Timbira, Vera Borcard, Zé Luiz, Roberto Müller, Wanda Pinheiro, Jorge Viajante, Mario do Violão, Edson Rosa, Wenderson Rosa, Fany Silva, Zé Rodrigues e Cândido Neto.

Nenhum comentário: