Páginas

terça-feira, 29 de abril de 2014

Teresópolis vai iniciar campanha contra febre aftosa

Vacina contra a febre aftosa (Foto: Reprodução/TV Mirante)


Vacinação contra a febre aftosa começa nesta
Nesta quinta-feira (1º), começa a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Febre Aftosa. Até esta quarta (30), os bovinos e bubalinos (búfalos) de todas as faixas etárias devem ser vacinados em todo o país. Os pecuaristas de Teresópolis, que possuem até 50 animais receberão a vacina de graça.  A campanha tem como objetivo manter o rebanho sadio, apto a atender aos mercados nacional e internacional.
“É extremamente importante, não só para a cidade, mas para o país, a imunização desses animais, mantendo o Brasil livre da febre aftosa. Essa é uma responsabilidade do pecuarista, mas a secretaria está incentivando, oferecendo a vacina gratuitamente”, explicou o veterinário responsável pela campanha em Teresópolis, Marcos André Siqueira.
“Existe uma lei nacional que obriga o pecuarista a imunizar o seu rebanho duas vezes no ano, em maio e novembro. Em Teresópolis, quem possui mais de 50 cabeças deve comprar a vacina para imunizar seus animais. Caso o criador não cumpra a lei, poderá receber multa e ter a propriedade interditada”, alertou Marcos André.

Sobre a doença
Após vacinar o rebanho, o pecuarista deve entregar o comprovante de vacinação ao Núcleo de Defesa Agropecuária, em Nova Friburgo, ou à Secretaria Municipal de Agricultura, que encaminha o comprovante para o Núcleo. Para isso, é preciso apresentar a declaração de vacinação e a nota fiscal de aquisição do produto.
A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa entre os bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos e animais silvestres. A vacinação é feita somente em bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias, inclusive os recém-nascidos. Na segunda etapa, que ocorre em novembro, são vacinados somente bezerros de até dois anos.

Nenhum comentário: