Páginas

terça-feira, 15 de abril de 2014

Mais mil estudantes formados pelo Pronatec em 22 cidades


Pezão e Dilma na formatura das novas turmas do Pronatec
Mil estudantes de 22 municípios fluminenses se formaram nesta terça-feira (15/4) em cursos oferecidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). A presidenta Dilma Rousseff, o governador Luiz Fernando Pezão e o ministro da Educação, Henrique Paim, participaram da formatura, que aconteceu no Clube Esportivo Mauá, em São Gonçalo. Além de receberem os certificados de conclusão, alguns formandos tiveram a carteira de trabalho assinada.

 – O Pronatec virou sinônimo de excelência e do que há de melhor em capacitação profissional no Brasil. São 6,3 milhões de matrículas em 3,8 mil municípios brasileiros. Esses cursos geram renda e perspectivas de futuro e dão oportunidade para muita gente.  A educação dos nossos jovens é condição para o Brasil ser um país desenvolvido. Além de formar trabalhadores, o programa forma micro e pequenos empresários – disse a presidenta.

Criado em 2011, o Pronatec tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica no país. Neste período, o programa federal já investiu R$ 540 milhões no estado do Rio. No projeto são oferecidos cursos gratuitos em escolas públicas federais, estaduais e municipais e também em instituições privadas de Ensino Superior e de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. São disponibilizadas qualificações em mais de 400 áreas.

 – O Pronatec é muito importante porque oferece cursos de formação de diversas categorias para melhorar a mão de obra da população. O programa tem profissionais de excelência, que preparam os alunos para ocupar os postos de trabalho que se apresentam – afirmou o governador.

Moradora de Guaratiba, Bianca Caetano de Sousa, de 19 anos, recebeu um certificado na cerimônia desta terça-feira. A jovem fez curso de Técnico em Estética no Senac e há dois meses já trabalha em uma clínica na Barra da Tijuca.

– Este curso transformou minha vida, porque me deu uma profissão e ainda permitiu que descobrisse a minha vocação. Hoje, estou realizada em trabalhar na área de Estética e vou continuar estudando para me qualificar cada vez mais – disse Bianca.

Nenhum comentário: