Páginas

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Magé: melhorias em secretarias, novos uniformes e cursos




Começou no distrito de Mauá a distribuição dos kits de uniformes e confecção dos crachás de identificação dos agentes de saúde dos PSF´s (Posto de Saúde da Família). A ação aconteceu na segunda-feira, 31, no Ginásio Poliesportivo Edson Alves, na Praia do Anil.

Os kits foram entregues a 60 agentes dos sete PSF´s  que compõem a rede municipal no quinto distrito. 

A previsão do secretário municipal de Saúde, Sidney Couto, é que este mês todos os agentes recebam os kits e os crachás de identificação. "Iniciamos a distribuição do material hoje (31)  e vamos agilizar a entrega em todos os distritos. A partir dessa identificação padronizada a população terá garantida a segurança de receber em sua casa um agente da nossa rede de saúde. Estamos uniformizando nossas equipes e o cidadão poderá reconhecer facilmente os profissionais dos PSF´s", afirmou o secretário.


Meio Ambiente: 

Na última semana, a geógrafa Aline Ferreira, a engenheira sanitarista e ambiental Jéssica Peres, e o secretário de Meio Ambiente de Magé Leandro Vidal  foram certificados pela equipe técnica da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), após a participação na 1ª Capacitação em Geoprocessamento - ArcGis on-line.

O ArGIS é o programa mais utilizado no mundo para mapeamento. Baseado no Sistema de Informações Geográficas ele funciona através de geolocalização. Com uso dos dados fornecidos via GPS, é possível mapear as unidades de conservação, por exemplo, realizando o acompanhamento em tempo real.

A capacitação oferecida pela SEA faz parte do andamento no Pacto pelo Saneamento Ambiental Municipal (PSAM), um estudo completo de diagnóstico do qual todos os municípios no entorno da Baía de Guanabara fazem parte, e Magé foi um dos primeiros a concluir  junto com Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Rio Bonito e Tanguá, em setembro de 2013.

Cada uma dessas cidades recebeu a assinatura do software, que vai formar um sistema integrado com o órgão estadual, permitindo o compartilhamento das informações em tempo real.

A nova ferramenta vai contribuir amplamente para diversas áreas na gestão municipal, segundo a visão do secretário Leandro Vidal. “A ferramenta do geoprocessamento é muito útil, não só para o acompanhamento do plano de trabalho do PSAM, mas para construirmos o mapeamento georreferenciado de todas as atividades, equipamentos públicos, unidades de conservação, bacias hidrográficas do município, seu status atual e o que pode ser melhorado. Isso vai contribuir no planejamento designado pelo prefeito Nestor Vidal, na elaboração do Plano Diretor para que atenda os anseios da cidade”.

Nenhum comentário: