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sábado, 5 de abril de 2014

Estado inicia obras de complementação da Via Light



Os moradores da Região Metropolitana vão ganhar mais um corredor expresso de transporte, que vai melhorar a mobilidade entre várias cidades do Grande Rio. O governador Luiz Fernando Pezão, em parceria com o governo federal, assinou, neste sábado (5/4), as obras de complementação das obras da Via Light, que permitirão a ligação do centro de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, à Avenida Brasil, na altura do Bairro de Guadalupe, na Zona Norte do Rio, em projeto que também incluirá pistas exclusivas para ônibus.

Orçadas em quase R$ 465 milhões, as obras serão executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Obras, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2016. Falta completar cerca de quatro quilômetros que vai da Estrada do Rio do Pau até a Avenida Brasil.

Na cerimônia de lançamento, o governador Luiz Fernando Pezão enfatizou a parceria com a Caixa Economia Federal e com a União, que somou R$ 15 bilhões em investimentos em obras no Estado, entre elas o projeto de complementação da Via Light.

– Tirar este projeto do papel foi muito difícil. O projeto não é de simples execução. Vamos abrir dois túneis modernos, construir 12 viadutos. É uma obra difícil – explicou o governador.

Pezão lembrou ainda a importância da construção de corredores expressos de ônibus para melhorar a mobilidade e qualidade de vida dos trabalhadores, principalmente.

– Vamos estudar também a implantação de ciclovias nos fins de semana para aproveitar esta integração – afirmou o governador.

Além de pavimentação, o trecho terá dois túneis (de 475 metros e 325 metros), com duas galerias e três faixas de rolamento cada uma, sendo uma exclusiva para o BRT, e doze viadutos em pontos chaves do traçado, atendendo a todos os principais fluxos dos bairros de sua área de abrangência. A interseção com a Avenida Brasil será um viaduto com seis faixas de rolamento em estrutura metálica, com a utilização de metodologia de lançamento inovadora.


Projeto prevê alças de acesso, sinalização e iluminação

Está prevista ainda a construção de alça de acesso à Via Light da Avenida Crisóstomo Pimentel e da Rua Javatá e saídas e entradas nos dois sentidos para a Estrada do Camboatá e para a Avenida Brasil, além de implantação de sinalização e iluminação.

- O importante dessa obra é a integração dos ônibus articulados, que vão circular em uma faixa exclusiva da Via Light, com o futuro BRT da Avenida Brasil, o que vai facilitar a locomoção das pessoas desta região – destacou o secretário de Obras, Hudson Braga.

Atualmente, a Via Light possui 10,65 quilômetros de extensão e onze passarelas. Inaugurada em 1998, a rodovia foi projetada com o objetivo de ser uma alternativa à Via Dutra, com grande capacidade de tráfego, integrando os municípios de Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti e Rio. Porém, devido à falta de conexão com as principais rodovias da região, a via hoje se encontra subutilizada.

A nova via integra o moderno projeto de mobilidade urbana que prepara a cidade do Rio de Janeiro para o futuro. Sua implementação facilitará a conexão da Barra da Tijuca, de Madureira e de outros bairros do subúrbio carioca ao Arco Metropolitano. No futuro, ela irá até o centro do bairro carioca de Madureira.

O prefeito Eduardo Paes, que participou do lançamento das obras, exaltou a importância da intervenção para dar mais qualidade de vida aos moradores da Baixada.

– Hoje, o Governo do Estado está aproximando a Baixada Fluminense da cidade do Rio. Está permitindo que os moradores que se deslocam nesta região, façam isso com conforto, qualidade e segurança – afirmou o prefeito.

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