Páginas

terça-feira, 11 de março de 2014

Parque Municipal recebe melhorias e atrai cada vez mais visitantes

Novas placas indicativas
A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, vem realizando uma série de melhorias na sede administrativa do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, em Santa Rita, no 2° Distrito. Colocação de placas indicativas dos atrativos, instalação de tela de proteção em torno da pequena quadra esportiva localizada na área de lazer e recuperação do traçado dos 890 metros de extensão da Trilha do Jacu são algumas das intervenções realizadas com recursos de compensação ambiental.  

“A sede de Santa Rita do Parque Municipal ocupa uma área de 42 hectares e foi adquirida pela Prefeitura no final de 2012, com recursos da Câmara Estadual de Compensação Ambiental. Atingido pelo temporal de janeiro de 2011, o local estava seriamente danificado, com ponte de acesso derrubada e rio assoreado. Aos poucos a área vem recebendo benfeitorias e hoje já dispõe de estrutura adequada para melhor atender os visitantes”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello.

Com uma mata exuberante, rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica, a unidade de conservação é utilizada pelos alunos da Escola Municipal Fazenda Alpina para a realização de projetos de educação ambiental. Resultado de parceria entre as secretarias de Educação e de Meio Ambiente, o espaço é disponibilizado para as atividades do Programa Mais Educação.

“Ao chegarmos aqui nos deparamos com esse espaço maravilhoso, rico em fauna e flora. Então, incluímos o cuidado com o meio ambiente nas oficinas do Programa Mais Educação. Também nos inscrevemos no Circuito de Educação Ambiental do Mais Educação, com gincanas e outras atividades, que serão realizadas no Parque Municipal”, conta a professora Maria Helena Monteiro, coordenadora do Programa na Escola Fazenda Alpina.

De acordo com Raimundo Lopes, assessor especial da Secretaria de Meio Ambiente, outras melhorias estão sendo planejadas para o Núcleo Santa Rita do Parque Municipal. A ideia é que as novidades estejam disponíveis em julho, quando serão comemorados os cinco anos de criação do parque.

“Hoje estamos aptos a receber os visitantes, mas esperamos consolidar essa estrutura administrativa e de visitação até o quinto aniversário do Parque Municipal, em julho. Considerada leve, ideal para crianças e pessoas idosas, a Trilha do Jacu tem possibilidade de abrir novas trilhas, com grau de dificuldade maior e probabilidade de vista panorâmica, além de área de descanso e um poço para o visitante se refrescar com um banho. Também há planejamento para se ter um lago, com vista melhor do local. A ideia é que os visitantes se sintam ludicamente atraídos pelo lugar, com a percepção de estar num ambiente natural com o mínimo de conforto”, assinala Raimundo Lopes.
Parque ganha melhorias

O Parque
Considerado a maior unidade de conservação de proteção integral, criada por município, no Estado do Rio de Janeiro, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis foi criado pela Prefeitura no dia 6 de julho de 2009. Ocupa uma área de 4.397 hectares e abrange parte dos bairros Salaco, Posse, Granja Florestal e Campo Grande, na cidade, Santa Rita e Ponte Nova, no interior.  Também faz limite com os municípios de Petrópolis e de São José do Vale do Rio Preto.

Possui em seu território uma exuberante cadeia de montanhas, com destaque para as Pedras da Tartaruga, do Camelo e do Arrieiro, além de uma área rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica e várias nascentes.
 O Parque ainda não possui o seu plano de manejo e, portanto, não definiu o seu zoneamento. Entretanto, pela prática administrativa, está dividido em três núcleos distintos.

Com acesso pelo bairro Salaco, o Núcleo da Pedra da Tartaruga possui trilhas sinalizadas, área para a prática de montanhismo e de acampamento. Os visitantes  podem apreciar o fantástico visual, que abrange o centro urbano de Teresópolis, a Serra dos Órgãos e boa parte da topografia do interior do município.

O Núcleo Santa Rita, no 2º Distrito, conta com área para atividades de educação ambiental e trilha. O acesso se dá pela Rodovia BR-116 (Estrada Rio-Bahia), na altura do km 74, em frente à Estação de Tratamento de Água da Cedae; entra-se na Estrada de Santa Rita e segue por cerca de 8 quilômetros até a sede administrativa.
Alunos utilizam o local para trabalhos escolares

Já o Núcleo Ponte Nova não é aberto à visitação. É a área mais preservada do parque, com remanescentes florestais em estágio avançado de preservação, com pouca ação antrópica e atividade econômica no entorno onde predomina a agricultura orgânica.

Com entrada franca, a visitação acontece de segunda a domingo, sendo que no Núcleo da Pedra da Tartaruga o horário é das 8h às 17h, e no Núcleo Santa Rita, de 9h às 16h. O telefone para informações é o (21) 2741-2234. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo e-mail parquemontanhas@teresopolis.rj.gov.br.

Nenhum comentário: