Páginas

quinta-feira, 20 de março de 2014

Cultura: cursos do Pronatec começam em maio

Terminado o processo de inscrições, a Secretaria de Cultura de Teresópolis informou esta semana ao sistema do Pronatec a relação dos candidatos inscritos para os dois cursos na área cultural a serem realizados em Teresópolis. A iniciativa é resultado de negociações iniciadas no ano passado entre a Secretaria de Cultura e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). As aulas gratuitas, para assistente de produção cultural e auxiliar de conservação de acervos, serão iniciadas em 5 de maio.

As inscrições foram realizadas de 24 a 28 de fevereiro, na Casa da Memória Arthur Dalmasso, sede da Secretaria de Cultura. Para o curso de assistente de produção cultural, 30 pessoas se inscreveram, enquanto outras 25 fizeram inscrição para o curso de auxiliar de conservação de acervos. Os dados dos 55 candidatos já foram repassados ao sistema do IFRJ / Pronatec que, após análise criteriosa e conferência de toda documentação, efetivará as inscrições.

Por decisão do Pronatec e do IFRJ, as aulas, previstas anteriormente para começarem em abril, serão agora iniciadas em 5 de maio. E até lá, os candidatos selecionados receberão e-mail a ser enviado pela Secretaria de Cultura confirmando sua inscrição.

As aulas serão realizadas em duas unidades da Secretaria de Cultura. O curso de auxiliar de conservação de acervos será ministrado na Casa da Memória Arthur Dalmasso, na Várzea, às segundas, quartas e sextas, das 14h às 18h, totalizando carga-horária de 200 horas. Já com relação ao curso de assistente de produção cultural, as aulas serão realizadas no Centro Cultural Bernardo Monteverde, no Alto, às segundas, terças e quartas, das 18h às 21h, totalizando carga-horária de 160 horas. Cada aluno receberá auxílio de custo no valor R$ 12,00/dia, além de uniforme. Os professores serão selecionados diretamente pelo Pronatec através de edital.

Teresópolis é a primeira cidade da Região Serrana a receber cursos profissionalizantes do Pronatec, programa do Ministério da Educação (MEC), na área cultural, motivo de comemoração para o secretário de Cultura, Wanderley Peres. “Sempre apostamos na capacitação, na aprendizagem, como ferramenta fundamental para a formação de cidadãos mais conscientes. E mais uma vez saímos na frente ao firmar esta grande parceria com o Pronatec e o IFRJ, que vai possibilitar a qualificação de nossos profissionais em duas importantes áreas de atuação: a produção cultural e o patrimônio histórico. Com certeza, os cursos serão determinantes no avanço do desenvolvimento cultural do município. Estamos ansiosos para o início das aulas”, vibra Wanderley Peres.

A iniciativa é uma realização do MEC, através do Pronatec e do IFRJ, em parceria com o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura.

Nenhum comentário: