Páginas

domingo, 22 de julho de 2012

Emater-Rio faz balanço das ações do Rio Rural na Serra


Técnicos executores do Rio Rural e extensionistas da Emater-Rio na Região Serrana se reuniram, nesta quinta-feira (19/7), no Parque de Exposições da Emater-Rio, em Cordeiro, para um balanço das ações regionais do Programa Rio Rural.

Na ocasião, o diretor técnico da Emater-Rio, Ricardo Mansur, apresentou estratégias para o prosseguimento do programa nos 12 municípios serranos até o final do ano, incluindo a elaboração de PEM (Plano Executivo da Microbacia), sorteios para definição da ordem de incentivo financeiro aos subprojetos e a preparação de PID (Planos Individuais de Desenvolvimento), etapas da fase de planejamento do Rio Rural em cada microbacia hidrográfica trabalhada.

O secretário executivo do Rio Rural, Nelson Teixeira, fez considerações sobre resultados da missão de supervisão do programa, integrada pela comitiva do Banco Mundial e da FAO que visitou a serra fluminense no final do mês passado. Falou também do projeto de financiamento adicional (Rio Rural FA), cujo investimento previsto é de US$ 100 milhões, através de crédito que será obtido com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e garantirá a execução de projetos de desenvolvimento rural sustentável em 366 microbacias fluminenses, até 2018.

Nelson elogiou o trabalho da Emater-Rio na execução do Rio Rural Emergencial em Sumidouro, Bom Jardim, Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Sapucaia e São José do Vale do Rio Preto. Segundo ele, já foram aplicados mais de R$ 11 milhões em 1.942 subprojetos de reestruturação das propriedades rurais atingidas pela catásfrofe climática de janeiro do ano passado, em nove municípios do interior.

Por fim, o coordenador de Operações da Emater-Rio, Paulo Márcio Mundim, anunciou o próximo sorteio que definirá a ordem de apoio a subprojetos com incentivo do Rio Rural, a ser realizado em 26 de julho na microbacia Córrego das Pedras, no distrito de São Sebastião do Paraíba, área que fica às margens do Rio Paraíba do Sul, em Cantagalo.

Participaram da reunião supervisores locais e representantes de 12 escritórios da Emater-Rio, o supervisor regional da empresa, Alexandre Jacintho Teixeira; o assessor técnico em Organização Comunitária do Rio Rural, Adriano Martins Lopes; e o assessor técnico de Planejamento Local do Rio Rural, Edmilson Ribeiro Gomes.

Nenhum comentário: