Páginas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

“Mês das Hepatites”: estudantes e funcionários recebem vacina


Palestras, folders, banners e faixas chamam a atenção dos estudantes e funcionários do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) para a importância dos cuidados de prevenção às Hepatites A, B e C entre trabalhadores da área da saúde. A campanha é realizada neste mês de maio na sede do hospital, promovida pelo Núcleo de Vigilância Hospitalar do HCTCO e pelo Serviço de Medicina do Trabalho do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), com o apoio da direção do hospital e do UNIFESO, e a colaboração de estudantes do curso de Enfermagem da Instituição.

Até o dia 24 de maio acontece a vacinação contra hepatite B e Influenza, com atendimento das 6h30 às 12h, na sede do HCTCO, voltada para funcionários e residentes do hospital. Quem estiver com o esquema de três doses, será possível realizar marcador para hepatite B, com o objetivo de verificar o nível de proteção contra a doença. O exame estará disponível na mesma data e horário da vacinação.

Palestra 
No dia 21 estudantes de Enfermagem e funcionários se encontraram para discutir as principais Hepatites (A, B e C), em palestra ministrada pelo professor Luiz Guilherme Peixoto do Nascimento, do curso de Medicina, e pelas enfermeiras Juliana Kisling Ventin e Patrícia Becker Carneiro Campos. “A hepatite é uma doença que requer muito cuidado em relação à saúde pública, e todo funcionário do hospital tem um potencial de risco biológico. A hepatite B transmite-se mais no contato com o sangue, em acidentes com perfurocortantes, por exemplo. E como o profissional de saúde está administrando medicamentos durante cirurgias, há esta necessidade de se prevenir a doença”, explicou a enfermeira Juliana. “No UNIFESO é obrigatório o funcionário estar vacinado e realizar o marcador para verificar o nível de proteção contra a doença”, lembrou a enfermeira Patrícia. “O exame periódico é solicitado a todos os funcionários do HCTCO e todo ano organizamos esta campanha em alguns campi do UNIFESO”, ressaltou Patrícia.

Para a funcionária Priscila Silva de Abreu, técnica em Segurança de Trabalho no HCTCO, a vacinação é de extrema importância. “Ela nos acompanha desde o nosso nascimento, além de ser essencial na prevenção de várias doenças. Hoje os postos oferecem as vacinas gratuitamente e acho que todos deveriam deixar o medo de lado e tomar”, brincou após ser vacinada.

Nenhum comentário: