Páginas

sábado, 26 de maio de 2012

Exposição comemora 100 anos da conquista do Dedo de Deus


Em 1912, cinco teresopolitanos, desafiados por um experiente alpinista alemão (que dizia ser impossível para um brasileiro conseguir a façanha), escalaram a montanha Dedo de Deus, com seus 1.692 metros de altura, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Para comemorar o centenário da vitória do montanhismo nacional, a exposição “Dedo de Deus — 100 anos de conquista”, no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso, em Teresópolis, conta a história através de painéis ilustrativos, documentos originais e objetos. Exibições de vídeos também integram a mostra.
É difícil dimensionar exatamente a importância do feito de José Teixeira Guimarães, de Raul Carneiro e dos irmãos Américo, Alexandre e Acácio Oliveira. Não custa lembrar que, no início do século XX, não havia os equipamentos de segurança disponíveis atualmente, assim como técnicas mais elaboradas para a prática do alpinismo.
Os aventureiros, após fincarem a bandeira do Brasil no alto, foram recebidos como heróis em Teresópolis. Afinal, europeus já haviam tentado várias vezes alcançar o feito, mas sem sucesso.
Regina Rebello, chefe do serviço histórico da Casa de Memória Artur Dalmasso, diz que a conquista é a maior do montanhismo brasileiro até hoje:
— Colocou a cidade no mapa. A vitória foi muito comentada. Selos e postais realizados na época chamavam a atenção para a conquista.
A visitação vai até o dia 30 de junho, de segunda a sábado, das 13h às 17h. A entrada é gratuita.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/serra/exposicao-comemora-100-anos-da-conquista-do-dedo-de-deus-4985341#ixzz1w2E3nFpf

Nenhum comentário: