Páginas

domingo, 20 de maio de 2012

Deu no Globo: Piscinão’ olímpico em Teresópolis: praça alaga toda vez que chove


Reduto de lazer e diversão em Teresópolis, a Praça Olímpica, na Várzea, tornou-se um motivo de preocupação. No dia 6 de abril, uma chuva torrencial atingiu a cidade, causando enchentes em diversos bairros. A praça virou um verdadeiro piscinão, problema que, segundo moradores, não é novo.
— Quando acontece uma chuva forte, a Praça Olímpica alaga. A gente nem consegue ver as mesas de xadrez — conta o aposentado Elenildo Aragão, morador do entorno.
A causa mais provável é o fato de a praça ter sido construída abaixo do nível da rua, facilitando o acúmulo de água. Além disso, o Rio Paquequer corre próximo ao local, e há dúvidas quanto à dragagem correta.
— Esse é um problema de muitos bairros ribeirinhos. Os rios precisam ser dragados constantemente para que transtornos como enchentes não ocorram — diz o professor e engenheiro ambiental Luciano de Carmine.
O problema também é relatado por comerciantes.
— Até onde sabemos, a Praça Olímpica era um lago que foi aterrado. Essa pode ser a principal causa de alagamentos tão frequentes, que prejudicam o nosso trabalho — afirma a comerciante Cláudia Raposo.
Renato Costa, advogado de 33 anos, mora num prédio em frente à praça. Segundo ele, na última enchente, os bueiros também entupiram e transbordaram.
— Existe uma série de problemas que causam essas enchentes. Pode ser a falta de dragagem no Rio Paquequer, ou o lixo acumulado nos bueiros — diz.
A prefeitura de Teresópolis informou, por meio da assessoria de imprensa, que há um projeto de revitalização da Praça Olímpica. Acrescentou que está em fase de captação de recursos para a realização da obra.
Entre as melhorias previstas estão o aterramento de parte da praça, para prevenir alagamentos, uma nova quadra de esportes, arborização, pavimentação e instalação de brinquedos e de aparelhos de ginástica.
Como não há verba para a execução da obra, não há data prevista para o início da reforma.
Enquanto isso, a preocupação aumenta.
— Esse é um problema urgente. A Praça Olímpica é uma das mais importantes da cidade — enfatiza Costa.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/serra/piscinao-olimpico-em-teresopolis-praca-alaga-toda-vez-que-chove-4951034#ixzz1vSRDt3Z9 

Nenhum comentário: