Páginas

domingo, 8 de abril de 2012

Prefeitura faz mutirão de limpeza nos bairros atingidos pela chuva

Durante todo o domingo, cerca de 200 funcionários da Prefeitura e do Governo do Estado continuam com os trabalhos de limpeza dos bairros atingidos pelas chuvas de sexta-feira, 6. Na noite deste sábado, 7, funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Teresópolis e da Comlurb fizeram um mutirão de limpeza nos locais atingidos. Equipes da Defesa Civil fazem vistorias técnicas nas localidades atingidas, entre elas, Perpétuo, Rosário, Pimentel, Fonte Santa, Quinta Lebrão, Vale da Revolta, Santa Cecília e Vargem Grande. 
“A nossa prioridade foi atender as vítimas. Levá-las para os abrigos e oferecer os cuidados necessários para que possam se restabelecer. Além disso, desde as primeiras horas da madrugada de sexta para sábado, as nossas equipes trabalham na limpeza dos bairros atingidos pelas chuvas e os serviços foram intensificados ontem e hoje, com o reforço de homens enviados pelo Governo do Estado e pela Prefeitura do Rio. Além disso, a Defesa Civil está fazendo vistorias nas casas atingidas para determinar se podem ser desinterditadas”, explicou o Prefeito Arlei, que percorreu os locais atingidos e acompanhou os trabalhos durante todo o final de semana. Secretários Municipais também trabalham desde sexta-feira para que os desalojados e desabrigados sejam atendidos. A presidente do INEA – Instituto Estadual do Ambiente -, Marilene Ramos, e o Deputado Federal Washington Reis estiveram na cidade neste domingo para oferecer apoio ao município. 

Assistência Social

A Prefeitura continua prestando auxílio aos desalojados, nos sete abrigos provisórios que funcionam na Escola Municipal Marília Porto, em Santa Cecília; Ciep Sebastião Mello, no Barroso; Centro Educacional Rose Dalmaso e Creche São Pedro, em São Pedro; Centro Comunitário do Vale da Revolta; Igreja de São Cristovão, na Fonte Santa; e na igreja católica de Vargem Grande, no 3º Distrito. 

A Secretária de Desenvolvimento Social, Graça Granito, informou que já foi feito cadastramento de todas as pessoas abrigadas nos pontos de apoio da Prefeitura e que aguarda o laudo de interdição permanente da Defesa Civil para dar prosseguimento à solicitação de aluguel social para os desabrigados. Além disso, a partir desta segunda-feira, 9, assistentes sociais vão visitar familiares dos mortos para dar prestar solidariedade e verificar se precisam de algum auxílio.

De acordo com Graça Granito, como quatro abrigos estão funcionando em escolas e creches, será realizada uma reunião para definir onde será montado um abrigo para os desalojados, visto que as aulas voltam nesta segunda-feira.

Cinco óbitos foram confirmados; 24 pessoas ficaram feridas, sendo que seis estão internadas fora de perigo; 994 desalojados, sendo que 414 estão alojadas em sete abrigos montados pela Prefeitura; e 160 casas foram interditadas pela Defesa Civil. Novo balanço será divulgado na manhã desta segunda-feira, 9.

Nenhum comentário: