Páginas

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Muita poeira, estágio de atenção e alerta para moradores de Teresópolis


Após Teresópolis entrar em estágio de atenção no início da tarde desta segunda-feira (9), a Defesa Civil da cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro orienta os moradores de áreas consideradas de risco ou às margens de rios a procurar os pontos de apoio ou locais seguros caso persista a chuva no município.
De acordo com o Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente, áreas de instabilidade associadas a passagem de frente fria pelo oceano, podem provocar chuva moderada a forte na região nas próximas horas.
Teresópolis entrou em estágio de atenção desde as 12h50 desta segunda, segundo a prefeitura. Em nota, a prefeitura esclarece que "áreas de instabilidade associadas a passagem de frente fria pelo oceano, podem provocar chuva moderada a forte na região nas próximas horas."
Limpeza
Nesta manhã, moradores tentavam retomar a rotina após o temporal na sexta-feira (6), que deixou cinco mortos e vários desalojados. As ruas permanecem cheias de terra seca e poeira, resultado da enxurrada de lama.
Segundo a assessoria da prefeitura de Teresópolis, técnicos do governo do Estado estão vistoriando as 20 sirenes da cidade instaladas em pontos de risco. Eles prepararão um relatório sobre o funcionamento das sirenes, para avaliar o que causou falhas como o não acionamento em locais como Perpétuo, Pimentel e Fonte Santa.
Na Prefeitura e na Câmara Municipal, funcionários lavavam as calçadas e os andares térreos, mas o expediente é normal, assim como nas maioria das 90 escolas do município. Em 12 escolas não há aulas: dez ficaram alagadas e duas servem como ponto de apoio para desabrigados.
O prefeito Arlei de Oliveira Rosa e o secretário de Defesa Civil do município, coronel Roberto Silva, percorrem bairros atingidos pela chuva como Perpétuo, Pimentel, Santa Cecília, Quinta Lebrão, Fonte Santa entre outros. A concessionária de energia Ampla aguarda a vistoria da Defesa Civil nos bairros de Perpétuo, Santa Cecília, Meudom e Canoas para, após liberação, restabelecer o fornecimento de luz.
Prefeitura pede doações para as vítimas
A Prefeitura de Teresópolis solicita doações para as pessoas atingidas pelas fortes chuvas de sexta-feira (6). De acordo com as autoridades, 179 pessoas estão nos abrigos e precisam de colchonetes, fraldas infantis e geriátricas, toalhas, água e alimentos não-perecíveis. As doações podem ser entregues no Ginásio Pedrão, na Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, no bairro da Várzea, em Teresópolis.
A prefeitura informou, ainda, que 450 vistorias foram realizadas na cidade, sendo que 379 casas estão interditadas permanentemente, já que têm risco de desabar. Segundo balando divulgado na manhã desta segunda, 179 pessoas continuam em quatro abrigos da cidade e as outras estão em casas de parentes e amigos.

Nenhum comentário: