Páginas

sábado, 24 de março de 2012

Acompanhado de técnicos do INEA, Salomão vistoria obras em Vale Alpino e Fonte Santa


O Deputado Nilton Salomão esteve esta semana com a equipe do INEA vistoriando alguns rios de Teresópolis que estão precisando da intervenção do órgão Estadual para evitar as enchentes que vem afligindo algumas comunidades.

Na Fonte Santa os técnicos do INEA para vistoriaram o córrego Fonte Santa. Este riacho tem sido alvo de reclamação dos moradores, que segundo a comunidade, transborda sempre que há uma chuva mais forte.
Os técnicos puderam constatar que além do assoreamento existe um estrangulamento do curso natural do córrego o que provoca a retenção das águas causando enchentes no local.
Para o Deputado Salomão o descaso da Prefeitura que permite construções dentro da calha do rio é o principal motivo do estrangulamento do córrego.

- Isto aqui é um problema de anos, muito complexo. Agora mesmo, depois da tragédia onde perdemos muitas vidas, a Prefeitura não fiscaliza estas construções que estão sendo feitas, praticamente, dentro do rio. A gente sabe que as pessoas precisam morar, mas depois que perdemos tantas vidas, a Prefeitura não fiscalizar é uma vergonha. – afirmou o Salomão.

O grupo seguiu depois para a localidade de Vale Alpino, lá os técnicos do INEA constataram a necessidade de se fazer a dragagem do rio que corta a região. Esta dragagem é uma reivindicação apresentada pelos moradores em uma reunião com o Deputado Salomão.

Segundo Salomão o assoreamento do rio tem causado muitos prejuízos aos agricultores que tem sofrido com o transbordamento do rio que destrói a lavoura que ficam às suas margens.Para o Dr. Carlos, engenheiro do INEA, esta é uma obra que pode ser feita em curto espaço de tempo.

-- Estamos fazendo rápida, mas faremos uma visita mais minuciosa, a previsão para esta obra é de três meses.
Salomão se mostrou satisfeito e acredita que estes problemas serão resolvidos em breve, já que segundo ele, o Secretário de Meio-Ambiente do Estado, Carlos Minc, se comprometeu em realizar as obras.

Nenhum comentário: