Páginas

sábado, 28 de janeiro de 2012

Gabeira não será candidato a nada e PV busca novas opções

- Gilberto Gil pode ser nova opção do PV
Gilberto Gil pode ser estrela do PV

Se o cenário eleitoral para o PV já estava embolado, a situação agora deve piorar. Apesar de inúmeros apelos para que fosse o puxador de votos, o ex-deputado federal Fernando Gabeira disse ontem a O DIA que tomou sua decisão: “Não serei candidato a nada”. A informação surpreendeu colegas, que apostavam todas as fichas no grande nome na tentativa de conquistar cinco cadeiras na Câmara Municipal do Rio — os votos de Gabeira seriam suficientes para eleger outros quatro vereadores.


“Custo a crer que um nome como Fernando Gabeira não será candidato”, disse, inconformada, a vereadora Sonia Rabello, que tentará a reeleição. “Ele é fundamental.” Para Sonia, se Gabeira não pretende se candidatar, deve comunicar oficialmente o partido. “Precisamos pensar o que vamos fazer.” 

O diretório municipal do PV vai se reunir hoje à tarde, no Méier, para decidir critérios de escolha dos candidatos. Gabeira é esperado e foi até anunciado pelo partido, mas a O DIA ele também afirmou que não comparecerá — outro choque para os companheiros.Há meses, os verdes estão na expectativa. Para muitos, a única possibilidade de Gabeira não se candidatar a vereador seria ele se decidir pela prefeitura. A maioria, porém, vê muita dificuldade em vencer Eduardo Paes (PMDB) e preferia mesmo investir na ampliação da bancada.De acordo com a assessoria do PV, há 190 interessados na Câmara. 
Gabeira não quer 

A Justiça Eleitoral, porém, limita a 75 o número de candidatos — 23 mulheres obrigatoriamente (30%). Não há nenhum outro nome capaz de ser um puxador de votos.
A surpresa se deu para o outro lado também. Gabeira disse não ter sido oficialmente informado de que o ex-Superintendente Estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Rio de Janeiro Rogério Rocco vai lançar, no evento de hoje, sua pré-candidatura a prefeito — opondo-se à pré-candidata e deputada estadual Aspásia Camargo. 


Na corrida eleitoral majoritária, as incertezas expõem um PV dividido. A orientação é lançar o maior número possível de candidatos próprios. Uma ala do partido já começou a se mexer em Brasília para tentar convencer até o ex-ministro da Cultura Gilberto Gil a se lançar candidato por aqui. Segundo a assessoria do cantor, Gil ainda não foi consultado. O partido, em vários estados, tende a se aliar com o PSDB. Desta vez, somente na capital fluminense, tem flertado com o PSOL, do deputado estadual e pré-candidato a prefeito Marcelo Freixo.

Nenhum comentário: