Páginas

domingo, 15 de janeiro de 2012

Concursos Públicos: novas vagas em todo o país

É cada vez maior o número de oportunidades criadas por meio de concursos públicos para quem possui níveis Médio e Superior de escolaridade. Desta vez, a Casa da Moeda, localizada em Santa Cruz, oferece mais de 1 mil vagas (27 imediatas e 988 em cadastro reserva). Os salários variam de R$ 1.395,10 a R$3.592,98, mais benefícios.
Quem pretende ingressar na empresa deve correr contra o tempo. As provas objetivas para todos os cargos estão marcadas para o dia 4 de março. Um dos pontos a serem analisados pelos candidatos é o perfil da organizadora, a Cesgranrio. A banca trabalha com questões de múltipla escolha, com cinco itens e enunciados objetivos.
NAS BANCAS: LISTA DE VAGAS ABERTAS E PREVISTAS NO ESTADO, MUNICÍPIO E UNIÃO
Para o diretor da Academia do Concurso, Paulo Estrella, as questões apresentam uma complexidade média. “A prova da Cesgranrio demanda muita atenção na leitura, já que pequenas mudanças no texto podem inviabilizar uma resposta ou mudar completamente o sentido do enunciado. É daí que surgem as pegadinhas”, orienta.

Avaliação psicológica


Segundo o especialista, para garantir uma boa classificação, o candidato deve conhecer o conteúdo cobrado em provas anteriores do órgão e da banca. “Só após dominar esse conteúdo, vale a pena arriscar estudar algum tema que nunca tenha sido cobrado”, explica Estrella.


Na segunda fase do concurso será avaliada ainda a qualificação biopsicossocial do candidato, composta por avaliação psicológica, exames médicos e avaliação de integridade econômica, financeira e funcional. As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de janeiro, por meio do site www.cesgranrio.org.br. 


'Quando você aprende, memoriza'


Autor do livro ‘Preparo Emocional para Passar em Provas e Concursos’, Alexandre Maia defende que decorar o conteúdo das matérias do edital não é uma boa estratégia. “Quando você aprende, memoriza. O que não adianta é tentar a decoreba com conteúdos grandes. Não funciona”, avalia o autor. Outra orientação do especialista, é que o candidato comece os estudos pelas matérias que mais gosta e as que já conhece, mesmo que superficialmente, e deixe as mais difíceis para depois. “O importante é estudar com qualidade. Uma hora de estudo com interesse vale mais que dez horas de estudo desagradável, estressante ou forçado”, destaca. 


Informática poderá ser o diferencial neste certame


De acordo com Artur Damasceno, professor do Curso Maxx, as matérias bases cobradas nas provas de Nível Médio são Português, Matemática e Informática. As provas de Nível Superior deverão exigir Português e Inglês.


No exame da Cesgranrio, Informática pode ser o diferencial. “Assuntos menos recorrentes em concursos estão sendo cobrados. A disciplina não traz um alto grau de complexidade, mas por conta dos inúmeros pontos pedidos no edital, é preciso ter bastante conhecimento”, diz Damasceno. Não esquecendo que as questões são de múltipla escolha, com itens e enunciados objetivos.

Nenhum comentário: